Sobre

E como é que tudo isto começou?

Se alguma vez meti as mãos no barro terá sido na infância, provavelmente na escola, e muitos anos passaram até o barro chamar novamente a minha atenção, fruto de um acaso (na verdade, uma sugestão muito certeira de quem me conhece bem!).

Foi num pequeno estúdio, no fim de 2017, que fui aprender as técnicas básicas e a fazer o meu caminho experimentando e tentando perceber o que mais apelava aos meus sentidos. Ali estive o tempo necessário até sentir que chegava o momento de me aventurar sozinha, sem rede, e com todo o entusiamo de quem se lança ao desafio.

Em janeiro de 2020, comecei a trabalhar em casa, aprendendo com os meus erros (uma série deles) e ficando feliz sempre que conseguia traduzir o a ideia na minha cabeça numa bela peça de cerâmica!

Passei pelo desafio de encontrar fornos (as muflas) onde as minhas peças podiam ser queimadas, transportar no carro o meu trabalho sem partir ou danificar, e tentar gerir prazos de encomenda e de entrega. Rapidamente percebi que teria de dar um novo passo no que cada vez mais era um projeto e já não um hobby: comprar uma mufla e ter um atelier de cerâmica. Foi por esta ordem, mas poderia ter sido o inverso, como tantas vezes acontece.

E o atelier da Cerâmica Imperfeita nasceu em abril de 2022, em Caxias, num espaço cheio de luz, onde impera o branco temperado pela madeira das estantes e mesas de trabalho.

É ali que o tempo flui, num local que me faz serenar e entrar em modo criativo e colorido.

Sou a Vanda, a ceramista da marca CERÂMICA IMPERFEITA.

pt_PTPT